bearded collie

IMG_4371.JPG
milawish corgi

O Bearded Collie é um cão de pastor escocês de pêlo longo com uma personalidade exuberante e extremamente inteligente. Actualmente a maioria dos Bearded Collies são pets ou cães de exposição, no entanto continuam a ser usados como cães de pastor em muitas quintas na Grã-Bretanha já que o seu trabalho de pastoreio é bastante eficiente. A sua maior característica é, sem sombra de dúvida, a expressão sábia e gentil.

 

HISTÓRIA

Actualmente, os diferentes tipos de pastor de pêlo comprido que existem em diversos países da Europa parecem ter todos a mesma origem - o Komondor dos Magyar. Este povo viajou e estabeleceu-se no que agora podemos chamar de Polónia, criando aqui o Pastor Polaco de Lowland no sec IX. Foi por volta do ano de 1514, que um capitão de um navio polaco viajou até à Escócia em busca de trocar cereais por ovelhas e com ele levava 6 cães Pastores de Lowland. Já na Escócia, o capitão soltou os cães para conseguir fazer com que as ovelhas que havia comprado entrassem dentro do navio e o pastor ficou tão impressionado que ofereceu uma grande quantia de dinheiro ao capitão para ficar com 2 cadelas e 1 cão daquela raça. Os pastores de pêlo comprido existem na Grã-Bretanha desde o ano de 2000 a.C. mas foi a chegada deste novo sangue à Escócia que deu origem ao Bearded Collie que hoje conhecemos. O seu pelo longo e espesso cobre a cabeça por inteiro, formando assim uma barba longa, dando à raça o nome pela qual a conhecemos. Bearded Collie - O Collie Barbudo.

PERSONALIDADE

Temperamentalmente, um Bearded Collie será mais apelativo àqueles que procuram um cão altamente inteligente, activo e com uma capacidade de resposta a comandos acima da média. Gostam de companhia humana e podem-se tornar difíceis e destrutivos se deixados sozinhos por longos períodos de tempo, pois gostam de realizar tarefas e de muita actividade. São bastante treináveis e prestativos quando manuseados correctamente, mas não respondem bem a treinos severos ou confusos pois são muito sensíveis ao humor e comportamento humanos. Um treino confiante, seguro e gentil, baseado em recompensas, com uma comunicação clara produzirá um elo de ligação mais forte e resultados eficazes. A maior parte dos Beardeds adora participar em agility, obedience e trabalho de pastoreio, é uma raça que procura sempre uma oportunidade para poder trabalhar em parceria com o seu humano. A sua atitude optimista e um pouco turbulenta e a sua tendência para usar o “pensamento lateral” garantem que todas as tarefas sejam interessantes e gratificantes. O senso de humor será um atributo necessário para o dono de um Beardie!

SaúdE

O Bearded Collie é uma raça bastante saudável. Há um incidência muito baixa em displasia da anca e apenas problemas ocasionais com doenças auto-imunes, isto em comparação com outras raças. A esperança média de vida é de cerca de 14 anos.

 

Cuidados

O pêlo desgrenhado pode criar problemas de pele se não for escovado regularmente ou se não for bem seco quando houver mais humidade, principalmente nas patas.

 

Alimentação

Recomenda-se que a percentagem de proteína da sua alimentação seja apenas entre 18 a 25%, já que pode causar sintomas alérgicos. Evitar ingredientes como o trigo, soja e qualquer tipo de conservantes. Aconselha-se também alimentos secos para que não manche muito as barbas.

 

Pelo, cores e grooming

As 4 cores são Slate (ardósia), castanho, azul e Fawn (fulvo). Todas estas cores ocorrem em combinação com branco. O que é distinto nas cores do Bearded é que sofrem grandes alterações desde que são cachorros, passando por uma fase mais pálida, até à idade adulta quando se tornam mais escuros. No caso dos castanhos é mais difícil prever a cor final em adulto, no entanto, a cor das pontas das orelhas dá uma boa sugestão já que as orelhas não mudam tanto de cor com o crescimento.

crianças e outros animais

Geralmente gostam de crianças e adoram brincar mas devemos sempre ter em conta de que se trata de um cão pastor e que irão perseguir e mordiscar quando estiverem mais excitados, assim que deverão estar sempre sob vigilância. O ladrar é uma parte importante no seu trabalho original de pastoreio, portanto eles têm tendência para expressarem emoções dessa maneira. Os Beardeds normalmente vivem pacificamente com outras raças e espécies, embora as primeiras introduções possam ser bastante animadas caso o seu instinto de pastoreio estiver bastante desperto.

Filipa dos Santos