welsh corgi cardigan

56157352_317308088968690_103107166751162
milawish corgi

Curtos de pata, mas grandes de coração! Esta raça altamente inteligente e enérgica, surpreende todos com a sua agilidade.

HISTÓRIA

Com um grande espírito de trabalho, os Cardigans foram usados durante séculos na proteção e pastoreio de rebanhos. Possuem uma grande variedade de cores da pelagem, desde o vermelho ao arlequim azul Texto principal: Os Welsh Corgi Cardigans são das raças britânicas de pastoreio mais antigas. Foram levados para a região de Cardiganshire pelas tribos Celtas da Europa Central por volta de 1200 a.C. O Corgi Cardigan é conhecido há 3.000 anos como “O” cão de Wales (Gales). A raça teve maior destaque, a partir do momento em que descobriram que era boa para o pastoreio e defesa de rebanhos, diminuindo assim os roubos de gado. Contudo esta situação teve um revés, quando os terrenos começaram a ser vedados, tendo o cão deixado de ser útil. Com o passar do tempo, a raça entrou em declínio. A sua recuperação deveu-se ao cruzamento dos poucos exemplares existentes com raças que tiveram a sua origem nos Corgi. Atualmente, a raça é muito apreciada no mundo dos desportos caninos, tal como, no Agility, Obediência e Flyball, e participa em eventos de Pastoreio. Podem apascentar desde vacas, a ovelhas, gansos e outros cães O aparecimento dos Corgi em Exposições Caninas ocorreu em 1925, onde Pembrokes e Cardigans eram julgados sem diferenciação. Em 1934, começam a ser julgados como sendo duas raças distintas. Como eram cães de proteção e pastoreio de rebanhos, possuíam um temperamento mais territorial, logo mais agressivo; contudo não deixavam de ser cães altamente fiéis e dedicados ao seu dono. Os antigos criadores da raça definiam-nos como sendo “um grande cão numa embalagem pequena” e “ um cão de um só dono”. Atualmente, a raça foi desenvolvida para o tornar num cão mais baixo, robusto, com peito protuberante e uma maior variedade de cores de pelagem. Tornaram-se também cães mais afáveis, mas sem descurar do seu instinto de proteção, o que permitiu a sua adaptação ao meio familiar.

 

PERSONALIDADE

Os Welsh Corgi Cardigan foram desenvolvidos para mordiscarem as canelas do gado com o intuito de os orientar nos campos de pasto. Tinham também a função de proteção do rebanho. Os Cardigans são cães inteligentes, ativos e atléticos, que adoram aprender coisas novas e estão sempre prontos para um novo desafio. Alegres por natureza, são cães bem- dispostos, brincalhões e sociáveis. São extremamente afetivos e leais ao seu dono. Têm um ótimo instinto de defesa, estando sempre alerta, revelando-se excelentes Guardiões.

 

SAÚDE

Como são cães longos, têm predisposição a ter problemas de coluna, como hérnias discais, quando são submetidos a grandes esforços e não são devidamente medicados a tempo. Se forem cães com uma baixa atividade física, podem ficar obesos, o que pode desenvolver o aparecimento de problemas cardíacos. Para evitar problemas futuros em relação às articulações, cartilagens e ossos, devem desde tenra idade tomar condroprotetores e ter uma alimentação o mais saudável possível.

 

CUIDADOS 

Sendo cães com um elevado nível de inteligência, e revelam-se receptivos a vários estímulos e atividades. Pelo mundo são muito utilizados em desportos caninos, devido à sua rápida aprendizagem e agilidade. O dono de um Welsh Corgi Cardigan deve ser uma pessoa ativa e dinâmica, de forma a proporcionar um ambiente estimulante ao cão. As pessoas ficam impressionadas com o seu caráter afável, brincalhão e sociável. É um cão que se auto promove pela positiva, sendo considerado o “relações públicas” do mundo canino.

PELO, CORES E GROOMING

CURIOSIDADES

Sabia que há uma lenda Galesa, que diz que o Corgi era o cão “encantado” das fadas! Segundo a lenda, os corgis eram usados pelas fadas, para puxarem as suas carroças e para servirem como “cavalos” para as fadas guerreiras. Dizem que quem tem olho para o mundo mágico, consegue ver no dorso e omoplatas dos corgis, a famosa “fairy saddle” – a sela das fadas, que é uma descoloração da pelagem muito característica desta raça. À noite, os Corgis brincavam nas colinas verdejantes e foi nessa altura que os humanos os conheceram, e acabaram por adoptar! Desde então, os Corgis são conhecidos como os guardiães do mundo mágico! Há numerosas teorias para o significado da palavra Corgi. Em Galês, a palavra Corgi significa “cão anão” Outra teoria, é de que em ingles, os corgis eram conhecidos como “cur dog”. No seculo 14 e 15 o termo “Cur” significava “cão de criação baixa” que era usado para distinguir os cães de trabalho de pastor dos cães de desporto e luxo usados pelas classes mais altas da sociedade. Os corgis sempre foram uma raça muito versátil e eram usados como cães de pastor, condução e defesa de rebanhos, eram usados para levar o gado para os mercados, e para além de serem excelentes cães de família, ainda eram excelentes caçadores de roedores.

Sara Correia Mendonça