shetland sheepdog

PHOTO-2019-07-06-12-27-12.jpg
milawish corgi

HISTÓRIA

Os ancestrais do Pastor de Shetland foram os pastores da Escócia que também estão nas raízes do Colliee do Border Collie. Alguns desses cães eram bem pequenos, medindo cerca de 45 cm de altura. É quase certo que o Pastor de Shetland deriva desses primeiros cães do tipo Collie, que foram depois produzidos nas Ilhas Shetland. Alguns cães da ilha também podem ter tido um papel e mesmo o Cavalier King Charles Spanielpreto e castanho. A escassez de vegetação favorecia um gado menor e os cães necessários para pastoreá-los eram proporcionalmente menores. Em uma terra com poucas cercas, um pastor adaptado era essencial para manter o rebanho longe das terras cultivadas. Como todos os cães de fazenda, eles pastoreavam não apenas ovelhas, mas também pôneis e galinhas. Em algumas áreas distantes, era costume manter os animais em casa durante o inverno, e o amável cão pastor conquistou seu lugar como parte da família. Por causa desse isolamento do resto do mundo, a raça se definiu em um tempo relativamente curto. A frota naval britânica costumava frequentar as ilhas para manobras e levava filhotes para serem criados na Inglaterra. Os primeiros cães eram chamados de “toonie dogs” (“toon” era o termo usado em Shetland para “fazenda”), mas eles começaram a ser exibidos (por volta de 1906) como Shetland Collies. Os criadores de collies não aceitaram esse o nome, que foi mudado para Pastor de Shetland. A raça é muito mais chamada por seu apelido “Sheltie”. Nos primeiros anos na Inglaterra, criadores costumavam cruzar Shelties com Collies de pelo áspero na tentativa de melhorar suas características Collie. Essa prática gerou Shelties de tamanho acima da média e não voltou a ser feita. Acompanhando a imensa popularidade do Collie, o Sheltie se tornou o cão perfeito para famílias que procuravam um cão de estimação leal, marcante e de tamanho menor, e hoje é uma das raças mais populares do mundo.

PERSONALIDADE

Afetuoso, amigável e gentil, este cão é muito devotado à família e tem tendência para procurar os donos constantemente, sendo uma óptima companhia para crianças, embora possa mordiscar os calcanhares durante as brincadeiras.

Extremamente inteligente, o Pastor de Shetland aprende com muita rapidez e não mede esforços para agradar aos seus donos. Por causa disso, é bastante enérgico e adora ser desafiado, pelo que precisa de ser exercitado física e psicologicamente, ou poderá tornar-se nervoso e destrutivo.

SaúdE

Os problemas de saúde mais comuns ao shetland são hipotireoidismo, displasia de anca e cotovelo, além de doenças oculares – incluindo a ocorrência de cegueira hereditária.

 

Cuidados

Cheio de energia, é um pet que demanda bastante atividade física no seu dia. Ele adora brincar, correr e estar junto de sua família humana, portanto reserve um tempo para fazer alguns exercícios com ele.

Alimentação

A alimentação para o Pastor de Shetland vai depender das suas necessidades nutricionais, dependendo de fatores como sua hereditariedade, ambiente em que vive e atividades físicas. As rações devem ser de uma boa qualidade, que apresentem uma alta digestibilidade, além de densidade energética e nutricional balanceadas para ele.

Pelo, cores e grooming

O Pastor de Shetland pode apresentar até três cores de uma vez na pelagem. Haverá sempre a presença predominante do branco nos matizes de cor. Assim, o Sheltie pode vir preto e branco; preto e castanho; azul “merle” (um azul claro prateado, mesclado com a cor preta); “sable” ou zibelina; e, por fim, o Sheltie tricolor, com preto no tronco e marcações intensas de castanho pelo restante do corpo.

O pelo do Sheltie é denso e compridos. Para que não embaracem e tenham sempre ótima aparência, devem ser escovados a cada 2 dias, no mínimo. Ele solta bastante pelo.

Por causa da pelagem densa, há de se ter cuidado nos banhos, pois não pode secar completamente de um dia para outro. O acúmulo de umidade pode levar ao aparecimento de fungos.

Por isso, é recomendável que o dono o leve para tomar banho em locais especializados.

crianças e outros animais

Já com crianças e outros animais, ele é consideravelmente entusiasmado e bondoso. E por ele ter muita disposição, pode mordiscar os calcanhares delas enquanto brincam.