smooth collie

HISTÓRIA

A origem do Collie é desconhecia, porém, acredita-se que ele descende dos cães que acompanhavam os invasores romanos em 50 D.C. e de cães nativos da Escócia. Aparentemente, o nome veio de uma raça  de ovelhas que ele trabalhavam, chamada Colleys, criadas nas terras baixas da Escócia. 

 

Até o século XVIII, essa raça era usada exclusivamente para trabalho. O Collie pastoreava as ovelhas nas Terras Altas da Escócia, eram capazes até de defender e devolver o rebanho para o curral sem a presença do proprietário - um dos fatores que o difere de outras raças.  

 

Os ingleses só descobriram essa raça no começo do século XIX. Na época ela tinha a cabeça mais curta e um porte menor em relação ao padrão atual. Na segunda metade deste século, em 1860, a Rainha Vitória, uma autêntica cinófila, em uma visita ao castelo de Balmoral, no norte da Escócia, ficou impressionada com a beleza do Collie. Ela levou alguns exemplares para sua residência. De todos os Collies que teve, Sharp foi o mais conhecido, aparecendo várias vezes ao lado da Rainha em fotografias e pinturas. 

 

A forma física da raça foi se transformando com o passar dos anos e muitos especialistas concordam que o cruzamento com cães das raças Setter e Borzoi contribuiu para essas mudanças (alongamento das pernas e focinho, o que proporcionou uma silhueta mais magra). Em 1870, a raça foi dividida entre o Longhair Collie e Collie Shorthair, nomes em inglês para Collie de Pelo Longo e Collie de Pelo Curto, respectivamente. 

 

Na verdade, ambas as variedades de Collie coexistiram durante mais de dois séculos e exerciam a mesma função. Porém, muitos especialistas consideram que os dois cães, mesmo sendo classificados de forma distinta, fazem parte da mesma família, com apenas algumas alterações ao longo dos anos. Essas transformações aconteceram, acreditam alguns pesquisadores, devido a uma divisão em termos territoriais, permitindo o desenvolvimento de forma diferente destes dois cães. 

 

O Collie Pelo Curto, provavelmente, se desenvolveu no clima mais ameno das terras baixas escocesas, devido seu pelo mais curto, diferente do Pelo Longo,  já que a sua pelagem permitia-lhe aguentar as temperaturas mais baixas do norte da Escócia. Em 1994, o Collie Pelo Curto foi classificado como raça única pelo The Kennel Club. No entanto,  ao contrário do Collie Pelo Longo, eles não são tão populares e foram colocados na lista do Kennel Club de raças nativas vulneráveis. 

PERSONALIDADE

O seu temperamento afectuoso e protector para com a sua família. É um cão ativo, podendo viver tanto no campo quanto na cidade desde que tenha espaço para se exercitar. Cheio de energia, ele precisa de muita atividade diária, mas também aprecia ficar junto de sua família ao final do dia. O seu estado alerta, capacidade de reacção rápida e desconfiança para com estranhos fazem dele um bom cão de guarda, não sendo, contudo, agressivo.

SaúdE

Os cães da raça Smooth Collie são bastante sensíveis para medicações, por isso todo o cuidado é pouco. Qualquer remédio dado ao cão deve ter prescrito por veterinários.

Como problemas comuns a raça podemos contar com dermatite, ou ainda o Collie Nose, problema característico da raça onde o nariz descasca e tem rachaduras dolorosas quando expostas ao sol.

Apresentam condições de síndromes oculares que poderá levar o cão a cegueira, que é chamada de CEA - Collie Eye Anomaly. Existe uma estimativa de que mais de 95% dos cães da raça possam transmitir a doença mesmo que não possam desenvolver os seus sintomas. Alguns casos de Atrofia Progressiva da Retina o que poderá levar o cão a cegueira.

A dermatomiosite também poderá acontecer de forma comum até um ano de idade e apenas deverá incidir sobre o Collie e o Pastor de Shetland. Sua pele deverá ficar avermelhada e deve desenvolver com isto crostas. Existem ainda fortes perdas de pelo, podendo em casos mais graves acarretar em atrofia muscular, dificuldades para locomoção e ainda mastigação pesada.

Cuidados

Alimentação

A quantidade de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do animal, e pode ser encontrada nas embalagens. 

Deve-se alimentar o cão de duas a três vezes por dia e manter água à vontade, sempre fresca, na vasilha. 

Cães de médio porte consomem rações large breed. 

Até os doze meses, o Collie de Pelo Curto é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 95 a 190 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes. 

A partir de um ano deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 160 a 230 gramas/dia. 

A qualidade da ração e fundamental para a saúde do animal. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Pelo, cores e grooming

A sua pelagem é bastante característica, e requer muitos cuidados, para que ela possa ser saudável e bonita. Formada por pelo e subpelo, é adequada à proteção contra o frio. Deverá ser escovada pelo menos três vezes por semana, preferencialmente com escovas de cerdas para que seja retirado todo o pelo morto, prevenindo assim nós e problemas de pele.

Durante os períodos mais quentes, os cães da raça Smooth Collie costumam trocar de pelo o que pode causar certo transtorno já que a quantidade de pelos é bastante elevada, apesar disto com a ajuda de uma boa escovação é possível contornar o problema.

Raspar os pelos no verão é um erro tremendo. Apesar dos cães não serem muito contentes com os dias mais quentes, o pelo denso deverá funcionar como um isolante térmico.

De acordo com o padrão aceito pela cinofilia brasileira, os Smooth Collie poderão apresentar três padrões de cores distintas, como o marta, tricolor e azul merle. Os americanos reconhecem além destas três cores, o branco.

Qualquer uma que seja a cor, contam com manchas brancas típicas da raça, em sua juba, patas, pés e caudas, devendo estar presentes os olhos azuis apenas aceitos nos exemplares de tom azul merle.

crianças e outros animais

A raça se dá bem com outros cães e crianças, é especialmente bom com as crianças, tendo energia para entrar em suas brincadeiras e estando sempre atento e protetor com elas, garantindo que estejam a salvo.

54210507_416281072466807_797899851946367
milawish corgi